Saintes-Maries-de-la-Mer e Santa Sara

Quando vim no meio do ano, conheci algumas pessoas que falaram de Saintes-Maries-de-la-Mer e do quanto valia a pena ir lá. Não consegui no verão, então resolvi ir agora. Peguei um ônibus em Arles e, 35 minutos e 5,60 euros depois, estava lá.

Saintes-Maries-de-la-Mer é uma comuna francesa, mas é tão pequena, que eu poderia até chamar de vila de pescadores. É a capital da Camargue, uma região conhecida pela superpopulação de flamingos, a maior da Europa.

Além disso, Saintes-Maries recebe todo ano, no dia 24 de maio, a peregrinação dos ciganos, que visitam a igreja de Santa Sara Kali, a padroeira do povo cigano e protetora da maternidade.

Reza a lenda que Maria Jacobina (irmã de Maria, mãe de Jesus), Maria Salomé (mãe dos apóstolos Tiago e João), Maria Madalena, Marta, Maximiliano e Sara (a serva negra das mulheres santas), fugindo de perseguição sofrida em território palestino, foram abandonados numa embarcação sem remo e sem vela. Guiados pela providência divina, foram parar na região provençal e lá permaneceram e começaram a evangelizar os moradores.

Em relação a Sara, existem várias versões sobre quem ela era e aqui tem tudo bem explicadinho.

A igreja é linda, com estátuas de Maria Jacobina, Maria Salomé e Santa Sara. A de Santa Sara fica na cripta, onde alegadamente estão seus os ossos.

IMG_9936IMG_9940IMG_9944IMG_9946IMG_9957IMG_9960IMG_9959IMG_9963IMG_9966IMG_9972IMG_9975IMG_9969

Depois de conversar um tanto com Santa Sara, fui passear pela cidade, praticamente vazia. Espero voltar no verão ou quem sabe na festa da santa.

IMG_9992 IMG_9995 IMG_9990 IMG_0002 IMG_0014 IMG_0024 IMG_0025

Anúncios
Esse post foi publicado em Diversao, Turismo e marcado . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s