Ottolenghi

Quando Danilo viu pelo Facebook que eu estava em Londres, me mandou o seguinte: “Querida, vc está em Londres??? Vc TEM QUE comer no Ottolenghi, onde eu trabalhava, na Ledbury Road, em Notting Hill. Best food in London! E se o chef estiver lá, Sami Tamimi, ou o dono, Yotam Ottolenghi, diga que vc que é um grande amiga do Danilo from Brazil. They would love it!!!”

Já disse por aqui que sou uma pessoa obediente, certo? Então, considerando o fato de ter conhecido Danilo num restaurante e de ele saber o quanto gosto de comer bem, nem pestanejei.

A Ledbury Road é muito próxima da Portobello Road e eu já estava programando caminhar sem muita pretensão por Notting Hill e Bayswater. Assim fez muito sentido conhecer o Ottolenghi.

IMG_8032
Ottolenghi tem quatro lojas, mas tudo começou nessa aí. Danilo conseguiu conviver com Yotam Ottolenghi e Sami Tamimi, porque trabalhou com ambos no início. Atualmente os dois ficam rodando pelas lojas e criando receitas.
O esquema de lá é de buffet e você escolhe duas ou três saladas mais uma proteína ou apenas salada e gasta de £11 a £16,20.
Escolhi o salmão com salada de tomate, rabanete e cebola e salada de berinjela com iogurte de açafrão, grão de bico e sementes de romã.
IMG_8023 IMG_8024IMG_8024IMG_8025
Sim, estava tudo tão delicioso como estava bonito. O salmão grelhado estava uma coisa! As saladas feitas com ingredientes absolutamente frescos, com combinações que eu jamais imaginaria me deixaram muito feliz. O iogurte de açafrão acentuou muito bem o sabor da berinjela e a romã foi um toque adocicado que fez a diferença.
De sobremesa, escolhi o cookie de chocolate com amêndoa.
IMG_8027 IMG_8029IMG_8029
Eu tinha várias opções, mas resolvi ir no clássico, até por sugestão de Serguei, o garçom super atencioso que me atendeu e até me deu a senha do wi-fi (que é apenas para o staff). Cookies fazem meu coração bater; experimento sempre que posso e afirmo sem favor algum: esse foi o melhor cookie que eu já comi na vida, em termos de sabor. Não era crocante e isso foi o único porém. Dito isso, já cheguei à conclusão de que os cookies mais saborosos não são crocantes. Não sei o que acontece, mas aparentemente uma coisa exclui a outra.
Como eu fiquei muito enlouquecida com o lugar, a comida e o atendimento, na véspera de voltar pra Paris, fui lá novamente. Dessa vez, comi o atum selado com sweet chili sauce (uma espécie de geleia de pimenta), salada de funcho e abobrinha, humus e pão com cebolas.
IMG_8222IMG_8223IMG_8224IMG_8224IMG_8225IMG_8226
Como já tem quase quatro meses que comi tudo isso, não me lembrava exatamente do meu pensamento sobre o atum. Tinha certeza de que tinha gostado muito, mas precisei ler minhas anotações. Lá encontrei que a consistência do peixe estava correta e que o molho agridoce apimentado em cima do atum estava de matar.
A salada de funcho e abobrinha era de um frescor sem medida. O molho feito de endro, pistache e limão certamente ajudaram e muito.
O pão estava bom, mas nada extraordinário. Um tico de nada acima da minha média.
Agora, sobre o humus, eu nem sei direito o que dizer. Em cima dele tinha um mix de tempero chamado dukkah, que só pode ter esse nome porque é do caralho! Sinto muito usar esse palavrão, mas, como a propaganda da Fiat sabiamente atestou, em algumas situações isso não é apenas permitido, mas necessário.
O humus do Ottolenghi é feito com butterbeans, que o Google me disse que era um tal de feijão-de-lima. O Google também me disse que butterbeans pode ser feijão-verde. Não consigo vislumbrar como o feijão-verde que eu conheço pode servir para fazer humus.
Mas nada disso é importante. O importante é que, mais uma vez, agradeci muito a Deus pela oportunidade de comer algo tão fantástico.
Para a sobremesa, pedi que Serguei, que se lembrava de todas as minhas escolhas do primeiro dia, decidisse por mim. Apenas disse que queria algo à altura do meu almoço. Ele me chegou com um cheesecake com calda de cereja.
IMG_8228IMG_8230
Serei repetitiva, mas não tenho escolha. Foi cheesecake mais saboroso que já comi na vida. A consistência era perfeita. Firme, mas cremosa ao mesmo tempo. Sobre o sabor, sequer tenho parâmetro para comparar. Simplesmente não tenho como comparar esse cheesecake com qualquer outro que eu tenha comido. A calda de cereja estava muito boa, mas era meramente coadjuvante.
Fiquei tão enlouquecida com tudo o que comi, que até comprei um dos livros de receita. Escolhi o “Ottolengui – The cookbook”, porque tem opções de entradas, pratos principais e sobremesas, além de ter sido o primeiro organizado pela dupla Ottolengui-Tamimi.
Danilo realmente me entende e, mandando eu conhecer esse lugar (o TEM QUE falou tudo), me deu a oportunidade de conhecer um lugar que entrou no meu top five.
Algo muito legal sobre o Ottolengui de Notting Hill: existe uma única mesa comunitária, então, se você quiser comer lá, certamente vai esperar um pouco. No meu primeiro dia, o dia estava agradável e sem chuva, e acabei comendo do lado de fora, onde há uma bancada onde até duas podem comer sentadas.
Outra coisa: não chegue lá com vontade de ir ao banheiro, porque você vai ficar na vontade. Há uma pia onde os comensais podem lavar as mãos e só. Mas isso não atrapalha em nada a fantástica experiência que é comer uma das melhores comidas que já tive a chance de provar.
A ida ao Ottolenghi é realmente mandatória.
IMG_8221
IMG_8231 IMG_8020 IMG_8007 IMG_8009 IMG_8015 IMG_8019 IMG_8014
Esse post foi publicado em Amigos, Comida, Turismo e marcado . Guardar link permanente.

Uma resposta para Ottolenghi

  1. Que delicia! Quando for lá vou viver essas delicias de experiência!

Deixe um comentário

