O tal do travaux francês

A França inteira está em obra. INTEIRA! Estão quebrando ruas das cidades, estradas, estações e linhas ferroviárias e o escambau. Por todo lugar que andei, vi placa avisando do travaux e ouvi um monte de gente reclamando dele. Antes que me esqueça, travaux significa que há maquinas na pista, homens trabalhando, algo assim.

Não, não tem foto, porque é uma coisa que atrapalha tanto, que tenho feito como todo mundo por aqui: só reclamo. Só me lembro de foto quando estou bem longe dele.

Na minha cabeça, o travaux está para a França e para os franceses o que as obras da Copa estão para o Brasil e os brasileiros: um negócio sem fim, que traz mais aborrecimentos do que melhorias.

O governo francês aproveita o verão (período sem chuvas, sem neve e sem o frio) para, pelo menos na teoria, organizar a vida da população. O danado é que ele faz isso de uma maneira bem bagunçada e os franceses são os que mais reclamam.

Algumas cidades ficaram sem transporte ferroviário, sem prazo para retorno à normalidade, sem falar nos atrasos. Fui a Nice semana passada e minha volta atrasou mais de uma hora por causa do travaux. Para ir a Aix-en-Provence de Marseille, não pude usar o trem porque estava tudo parado entre Aubagne e Marseille.

Nesse caso específico (Aix-Marseille), não teve muito problema, porque de ônibus demora meia-hora, mas na volta de Nice o negócio foi bom não: me programei para chegar a Marseille com o dia ainda claro; por causa do travaux, cheguei no mais absoluto breu.

Cheguei a Brax hoje e por causa desse danado não tem mais espaço para os taxis na rua. Legal demais, né não? Aí a pessoa chega e faz o quê? Respira, atravessa a rua e reza para que a moça que trabalha no restaurante tailandês seja legal o suficiente para lhe pedir um. Ainda bem que Deus tem colocado a mão em tudo nessa viagem e ela era mesmo muito legal.

Em Marseille, por exemplo, ouvi que em todo verão é a mesma coisa e o serviço nunca termina, porque os trabalhadores são muito lentos. Como quem me falou isso não é francês, pode ser que seja um pouco de intriga da oposição.

Mesmo assim, uma coisa posso afirmar: o travaux atravanca a vida da pessoa!

Esse post foi publicado em Aprendizado, Comportamento. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

