“Eu sou tua parte e tua herança”

Todo sábado recebo email do Portal da Cabala, com a lição da semana. O ensinamento é sempre muito interessante e muito bonito, mas o de hoje caiu como uma luva, considerando o que me aconteceu nos últimos dias. A pertinência do que li em relação ao que vivi me deixou abismada.
É por essas e outras que sempre digo que Deus me guarda todos os dias, ainda que eu passe por adversidades.

Conexão da Semana: A Escolha Sábia

Temos muito que aprender com a porção da Torá desta semana. O povo que havia chegado a beira da terra prometida fora condenado a vagar novamente pelo deserto. Em um forte movimento de oposição, Corach reúne 250 homens da congregação e revolta-se contra Moisés. E é assim que a discórdia toma conta da congregação. Sim, porque embora fossem minoria, o uso da palavra negativa funciona realmente como uma arma de guerra.

Moisés sabia que aqueles homens estavam atraindo grande negatividade e, mesmo com sua dignidade ferida, humildemente tentou estabelecer uma reconciliação. Mas isto não era mais possível. Todos sabemos o quanto é impossível dialogar com aquele que é tomado pelo desejo de receber só para si.

Situações como esta se repetem há milhares de anos na história da humanidade e também em nossas histórias pessoais. E você sabe onde moram os personagens principais, Côrach e Moisés?

Dentro de nós mesmos.

Que nesta semana possamos reconhecer estas nossas duas inclinações: uma inclinação negativa, egoísta, que nos leva para a escravidão e uma inclinação positiva, regida pela humildade e que nos leva à liberdade.

Que possamos escolher com sabedoria!

Shalom!

Quem quiser assistir ao vídeo da aula é só clicar aqui: http://www.youtube.com/watch?v=cfx22Iz26fE

Anúncios
Esse post foi publicado em Aprendizado. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para “Eu sou tua parte e tua herança”

  1. theópile gautier disse:

    Difícil é acompanhar sua inteligência. Você tem muito o que compartilhar conosco, mas lembre (ao contrário do que fazem os professores de Direito hoje em dia) que a gente entender é importante!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s