Guarda-roupa

Eu amo o Volp. Acho que o Volp é uma das coisas mais lindas e úteis que existem na face da nossa terra brasileira. Quase sempre quando tenho qualquer dúvida de grafia, me socorro com ele. O problema é o tal do quase.

No post em que falo do Ovomaltine, quando escrevi guardarroupa, reclamei que a grafia com o hífen era muito mais legal.

E agora explico a confusão. Na minha terceira segunda coluna para a Livingfor (Se é para ser chique, que seja podre), em determinado parágrafo escrevi guarda-roupa e a revisora da revista chamou minha atenção, dizendo que tinha feito apenas uma correção gramatical, porque guarda-roupa, depois do acordo ortográfico, teria passado a ser guardarroupa. Foi o suficiente para eu esquecer a regra, que, diga-se, não mudou, de que o hífen se mantém quando há composição por justaposição de um verbo (guardar) e um substantivo (roupa).

É, minha gente, guarda-roupa continua guarda-roupa e às vezes preciso mesmo valorizar o que aprendi. Agora está lá meu texto na revista com a grafia errada, porque eu simplesmente assumi como verdadeira a correção feita. Se tivesse olhado o Volp naquela ocasião, isso não teria acontecido. Paciência, né?

Que me sirva de lição a lembrança de que quem trabalha com revisão erra também. Eu mesma já trabalhei com isso e preciso de Rossana e Carolina horrores, porque, além de ambas perceberem meus erros, elas me avisam!

Obrigada, Rossana, por ter olhado no Volp a grafia correta de guarda-roupa. Carolina, obrigada pelo comprimento

Esse post foi publicado em Amigos, Aprendizado. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

