No meio do caminho inventaram o Dia D

Hoje é o dia D. Não, hoje não tem nada a ver com o dia D a que a gente foi apresentado na época do colégio, estudando história. E eu não falaria nada relacionado a Segunda Guerra.

Hoje, 31 de outubro, é o dia em que Carlos Drummond de Andrade nasceu (o ano foi 1902, caso alguém queira fazer graça). Para comemorar a data, o Instituto Moreira Salles resolveu criar o Dia D, com clara inspiração no Bloomsday, que acontece todos os anos, em 16 de junho, comemorando a obra Ulisses, de James Joyce, escritor irlandês.

Nossa versão busca homenagear aquele que é o meu escritor brasileiro favorito e que escreveu Amar, poema dos mais lindos. Eu, nesse minuto, estou com o raciocínio atropelado para falar de uma criatura que concebeu um livro cujo título é Amar se aprende amando. Acho mesmo que não há paralelo, na língua portuguesa, de Drummond com qualquer outro autor, quando falamos de poemas de amor. E de outras coisas também, afinal de contas no meio de qualquer caminho sempre existe uma pedra.

Minha amiga Carolina um dia me perguntou o que eu estava lendo e eu disse que era ele. Não me lembro bem do que ela falou na hora, mas foi algo tipo: Eita, o negócio está sério. E estava mesmo. Só Drummond conseguiria me acalentar ali. E ele não decepciona.

No site do Dia D, há um pequeno resumo da proposta:

Espalhe-se a ideia, tão simples quanto ambiciosa: transformar o dia 31 de outubro, data de nascimento de Carlos Drummond de Andrade, num dia de grande comemoração.

Nas escolas, universidades, livrarias, bares, museus, TVs, rádios, centros culturais e mesmo em solidão, não importa onde e como, que todos se lembrem de festejar Drummond e a sua poesia.

Um outro dia D, para apagar a guerra e saudar a liberdade, a imaginação, a aliança entre os homens de boa palavra.

Dia de festa, para a qual outros poetas devem ser convidados, claro. D é dia de todos, dia dado de bom grado por aquele que nos deu A rosa do povo,Claro enigma, A vida passada a limpoe tantas outras maravilhas.

Dia D. Dia de Drummond

Como o dia é de celebração, deixo um trecho de um de seus mais belos poemas, O amor bate na aorta:

Amor é bicho instruído
Olha: o amor pulou o muro
o amor subiu na árvore
em tempo de se estrepar.
Pronto, o amor se estrepou.
Daqui estou vendo o sangue
que escorre do corpo andrógino.
Essa ferida, meu bem
às vezes não sara nunca
às vezes sara amanhã.

Tem coisa mais verdadeira???

Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

